Pensamentos

Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os Meninos da Rua Paulo *-*

    A infância parece ser o momento mais leve e descompromissado da vida . Só parece . Todo mundo já foi criança um dia e por mais irrelevante que pareça , tudo o que vivemos lá atrás faz quem somos hoje . É ou não é? Quem não tem lembranças boas dessa época ? Todos os pequenos conflitos , as dificuldades , as experiências ... é disso que se trata o romance Os Meninos da Rua Paulo .
" Desde sua primeira edição entre nós, em 1952 , Os Meninos da Rua Paulo , a mais famosa novela de Ferenc Molnár , quebrou todas as barreiras : teve mais de um milhão de leitores só no Brasil , mais de oitenta reimpressões , foi adotado em escolas do país inteiro e , mesmo dirigido ao público infantil e juvenil , encantou igualmente aos adultos .
  É com orgulho que a Cosac Naify recoloca nas livrarias essa pequena obra-prima . Para comemorar a ocasião , além do pioneiro prefácio de Paulo Rónai e das clássicas ilustrações de Tibor Gergely , acrescentaram-se um pósfácio e notas de Nelson Ascher , escritos especialmente para a nova edição .
Os meninos da Rua Paulo já têm tudo que precisam para contar sua história . Agora é com você . "
  Basicamente ,conta a história de um grupo de garotos que passam boa parte de sua infância e juventude brincando num pedacinho de terra no meio da cidade . Entre tantos prédios e comércios , não há espaço para as crianças serem elas mesmas . E quando o motivo de sua diversão é ameaçado , todos se juntam para defender o grund , que para eles é como uma segunda casa , um tipo de império . Ou seja , um livro simples mas muito encantador .
 Porém não é uma leitura fácil . Afinal ela foi escrita originalmente na Hungria em mil oitocentos e pouco,se não me engano . Então a linguagem é cheia de dialetos da época , nomes estranhos com pronuncias diferentes e tal . As notas que tem nessa versão ajudam no entendimento , mas já preparem o dicionário ou o Google .   Eu sei que é um livro nada chamativo e quando me disseram pra lê-lo eu pensei "af , que chato" . Mas acreditem , vale a pena . Pode não ser um romance articulado , com histórias picantes , vilões e blablabla , mas a história é tão comovente quanto . Até porque todo mundo ainda tem aquele Q infantil e como o enredo é todo direcionado á crianças , fica fácil se envolver . O mais legal é que causa aquela nostalgia sabe? Dá mó saudade de voltar lá no passado , quando tinhamos menos responsabilidades e só o que importava era brincar , descobrir e tal . ( Nossa acabei de me dar conta , que vê ou melhor lê , pensa que eu já cresci e sou a Senhora Adulta . Apesar de que já faz uns anos desde de que parei de ser considerada pequena , mas isso não vem ao caso )
  Enfim , se alguém se interessar , pode encontrar esse clássico em qualquer livraria e até na biblioteca de escola mais chulé :D 

2 comentários:

Grupo Yoggi disse...

Me falaram também para ler este livro mas , eu pensei "af, que chato" , mas dps dessa , talvez eu leia .. Adorei a postagem !

bjs bjs

Anônimo disse...

É TBM AXO.....
Livro sempre parece xato...+ as vezes é legal....
pq tipo eu adoro livro de ficção e a maioria deles é 1 lixo...
+ tem os bons !!
bjsssss
;********
GUI

Postar um comentário

Comentários Comentados :P